quinta-feira, 10 de abril de 2014

Infestação de maruins incomoda moradores

Foto: Leitora Mikaele
Nos últimos dias está praticamente impossível ficar perto de locais que tenham vegetação/plantações de banana ou palmeiras. Basta estar com as pernas de fora para o coça-coça começar. Os maruins, aqueles mosquitinhos bem pequeninos,  partem pro ataque e saem picando e sugando o sangue de todos que virem pela frente. Depois de diversas reclamações, o Blog Luís Alves Notícias, entrou em contato com a prefeitura para saber se alguma atitude seria tomara para conter esta praga. Porém, as autoridades estão de mãos atadas, já que, ainda não há uma fórmula específica para combater este inseto, que não prejudique o ecossistema.
"O maruim se cria em ambiente molhado e onde tem decomposição de material orgânico e isso é bastante comum  na nossa região, devido a agricultura. Existem vários estudos, inclusive na UFSC, para encontrar uma fórmula que diminua ou elimine os maruins, porém ainda não encontraram produto que o combatesse", explicou a secretária de Educação Cultura e Esportes de Luís Alves, Sandra Maria Kraisch. 
Segundo Sandra, as secretarias de Agricultura e Saúde do município estão desde 2009 em busca de alguma fórmula que solucione o problema. Ela pede inclusive, que quem conheça alguém que tenha ao menos chegado perto de combater esta praga, entre em contato com a prefeitura para análise do produto."O borrachudo conseguimos combater, pois existe um produto específico para isso. Infelizmente, em relação ao maruim, ainda não há mas estamos à procura dele", disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário