quarta-feira, 28 de maio de 2014

Conheça Marilú Rech: Rainha da XXVI Festa Nacional da Cachaça

Fotos: Alessandro Roney
Na última sexta-feira (23) Luís Alves conheceu a nova realeza da Festa Nacional da Cachaça. Lindas meninas foram escolhidas para representar a cidade durante a festa. As vencedoras foram: 
2ª Princesa Fenaca: Letícia Muller 
1ª Princesa Fenaca: Dara Taylana
Rainha da Festa da Banana: Alexania Pereira 
Rainha da Fenaca: Marilú Rech


Para aproximar ainda mais os luisalvenses das belas da festa, o Blog Luís Alves Notícias entrevistou a rainha da XXVI Festa Nacional da Cachaça. Conheça a encantadora Marilú Rech:


Nome Completo: Marilú Rech Altura: 1,65m Peso: 53 Kg Cabelo/olhos: Loira de olhos castanhos
Idade: 18 anos (nascida em 14/03/1996)
Natural de: Luís Alves - SC
Escolaridade: Ensino Médio Completo
Mora no Bairro: Baixo Canoas
Trabalha em: Banalves Aviação Agrícola Ltda
Cantores preferidos: Fernando e Sorocaba
O que gosta de fazer nas horas vagas?: Ir ao cinema, conhecer novos lugares.
Como soube do concurso para escolha da realeza da Fenaca?: Através do Blog Luís Alves Notícias Blog: Qual foi o momento mais difícil do concurso? Por quê?
Marilú: O momento mais difícil é com certeza o discurso. Mas enquanto discursava olhava bem para os jurados e via na expressão facial deles que estavam se agradando com meu discurso e comigo. Daí relaxei e ficou mais fácil finalizar o discurso.

Blog: Por que para você é importante ser a rainha da Fenaca?
Marilú: Nasci, cresci e estou vivendo na cidade. Sou bisneta e neta de alambiqueiros e como rainha da cachaça vou divulgar a nossa festa por onde for, para que muitas pessoas conheçam o encanto da nossa terra mantendo vivas as culturas e tradições. Blog: O que você espera da Fenaca?
Marilú: Com certeza vai ser uma festa especial esse ano. Nossa tradicional festa não pode perder sua magia. Esse ano a festa vai agradar todos os públicos com apresentações culturais, shows e standers. Além da divulgação do frutos e orgulho da nossa terra: a cachaça e a banana. Todos que vierem prestigiar vão adorar nossa linda festa e os sorrisos sinceros do nosso povo.

Blog: Do que você mais gosta na cidade?
Marilú: Gosto de ver que nossa cultura não se perde, mantendo as pessoas unidas. Além de amar a natureza da nossa cidade.

Blog: Deixe seu recado para os luisalvenses:
Marilú: Quero agradecer a todos que me apoiaram a participar do concurso e principalmente agradecer pelo carinho e confiança do nosso povo, que na rua está me parabenizando. Me sinto honrada e muito feliz por poder representar a festa. Vou assumir o compromisso de rainha da XXVI Fenaca com muita alegria e carinho. Conto com a presença de todos para fazer deste evento ainda mais encantador.

sábado, 17 de maio de 2014

CRAS de Luís Alves realiza Campanha de Prevenção e Orientação sobre o Abuso e Exploração Sexual de Crianças

O CRAS de Luís Alves iniciou na última sexta-feira (16) a Campanha de Prevenção e Orientação sobre o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que se estenderá durante todo o mês de maio.
Neste período serão entregues materiais impressos em escolas e ESFS do Município. A ação foi iniciada nesta data, pois amanhã dia 18 de é considerado o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” pela Lei Federal 9.970/00. Foi neste dia, no ano de 1973, que a menina Araceli teve seus direitos humanos violados de forma hedionda. Com então apenas oito anos de idade, ela foi violentada, torturada e morta. Embora já tenham se passado 31 anos, este crime ainda está impune. Infelizmente a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma prática que ainda acontece no Brasil.

O que é abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes?

O abuso e exploração sexual praticada contra crianças e adolescentes caracteriza-se pela relação de poder estabelecido, onde um ou mais adultos satisfazem seus desejos sexuais, ou tiram vantagens financeiras utilizando-se para tal de crianças ou adolescentes, ou seja, é a utilização da sexualidade de crianças e adolescentes para a prática de qualquer ato sexual, não somente a relação onde existe o coito. A pornografia infantil, o tráfico e o turismo infantil para fins sexuais também são formas dessa violência e abuso. Muitas vezes a violência ocorre dentro do próprio circulo familiar da criança.

O que temos a ver com isso? 

Qualquer forma de violência, inclusive a sexual afeta o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes comprometendo principalmente os relacionamentos sociais desses indivíduos. O art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei Nº 8069/90), assegurado pelo art. 227 da Constituição Federal de 1988, aponta que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito: à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Em seu Art. 5º diz ainda que “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma  de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, sendo punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.” Logo se faz responsabilidade de todos nós, zelar, cuidar e denunciar qualquer ato que comprometa os direitos de nossas crianças e adolescentes, incluindo os casos de violência sexual.

O que podemos fazer?

Se você tiver conhecimento ou suspeita de que alguma criança ou adolescente esteja sendo vitima de violência, você deve denunciar. As denúncias podem ser realizadas das seguintes formas:

ATRAVÉS DO DISQUE 100
AO CONSELHO TUTELAR
AS DELEGACIAS ESPECIALIZADAS OU COMUNS
CRAS
CREAS
UNIDADES DE SAÚDE
ESCOLA

As denúncias realizadas através do DISQUE 100 são de caráter sigiloso e não é preciso se identificar ao realizar a denúncia.

Fontes de informações:

http://facabonitocampanha.blogspot.com.br/p/blog-page.html
http://portal.mj.gov.br/sedh/spdca/T/cartilha_cartilha_educativa_SEDH_1512.pdf

Contribuiu com esta matéria:
Fernanda Graça de Gasper
Psicóloga CRP-12/12674
CRAS – Centro de Referência em Assistência Social
 Luís Alves – Santa Catarina

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Casa é destruída por fogo no Braço Serafim

Imagens: Corpo de Bombeiros Navegantes
Uma casa ficou totalmente destruída após um incêndio no Braço Serafim neste sábado. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Navegantes por volta das 11h50 foi deslocada uma viatura para auxiliar os bombeiros de Luís Alves no combate ao incêndio, já que haviam outras casas da vizinhança em risco. A casa era mista com 45 m² e estava totalmente em chamas quando os bombeiros chegaram. A proprietária L.D. que não teve o nome divulgado, não estava em casa no momento. Os bombeiros não informaram a causa do incêndio.

*Informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Navegantes