sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Luís Alves participa da 2ª Conferência Intermunicipal de Defesa Civil

Foto: Divulgação
Na terça-feira, dia 11 de fevereiro, representantes da cidade de Luís Alves participaram da 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil da região da AMFRI, na Univali em Itajaí. O município foi representado por seus Delegados. Destes, foram eleitos delegados para a Etapa Estadual: representando o governo, o Sr. Milton Goedert (Vice-prefeito), e o Sr. Reinvald Tiedt (Secretário Municipal da Defesa Civil); representando a Sociedade Civil, o Sr. Bertolino Bachman (vereador) representando os conselhos, a Srª Vera Lucia Rossi (Assistente Social da Prefeitura). Também participou como delegada pela Comissão Estadual a Srª Rosi Voltolini, (Assistente Social da Prefeitura).
A 2ª Conferência Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina está agendada para os dias 26 e 27 de março de 2014, na cidade de Lages. A Conferência é uma instância participativa e deliberativa, que tem a atribuição de avaliar a Política de Proteção e Defesa Civil e a definição de princípios e diretrizes para o aprimoramento dos Sistemas Nacional e Estadual de Proteção e Defesa Civil.
A Conferência tem como objetivo geral promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil, tendo em vista novos paradigmas para a Proteção e a Defesa Civil.

São eixos temáticos das suas etapas Intermunicipal, Estadual e Nacional:

I - Gestão integrada de riscos e resposta a desastres;
II - Integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à defesa civil;
III - Gestão do conhecimento em proteção e defesa civil;
IV - Mobilização e promoção de uma cultura de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes.

(Informações: site Prefeitura)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Polícia Militar buscará solução junto com o Banco do Brasil

Após a medida desesperada do Banco do Brasil de não aceitar dinheiro, nem pagamentos devido a insegurança na cidade de Luís Alves, o  tenente-coronel Marco Antonio Otávio, comandante do 25º batalhão de Navegantes, esteve nesta terça-feira em reunião com o comando da Polícia Militar de Luís Alves.
A Polícia Militar luisalvense deve se reunir com o banco para resolver o problema em questão a pedido do coronel Atair Derner Filho, comandante da 3ª região da PM.
O coronel disse que o banco também deve investir em segurança e que está descartado o aumento do efetivo de policiais na Terra da Cachaça.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Deputada Ana Paula, vereadores e lideranças empresariais de Luís Alves reúnem-se com Superintendência do Banco do Brasil


(Imagem: Akson Alexander Menel)
A crítica situação bancária da cidade de Luís Alves finalmente será discutida entre as autoridades.  A deputada estadual Ana Paula Lima (PT) reúne-se com o superintendente do Banco do Brasil, Neirin Goulart Duarte, nesta quarta-feira, 19, em Florianópolis. Na pauta, a situação da agência em Luís Alves, no Vale do Itajaí, alvo de frequentes assaltos e arrombamentos a caixas eletrônicos.
Acompanharão a agenda na Superintendência do Banco do Brasil, às 11h30min, os vereadores de Luís Alves, Marcos Pedro Veber (PT) e Carlos Roberto Rudolpho (PT), além de Jader Schveitzer, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do município, e Suzana Moraes, assessora jurídica da CDL.
Em função da violência, a agência do BB em Luís Alves não está mais realizando operações com dinheiro (VEJA AQUI), que estão sendo feitas nos Correios, na lotérica ou na cooperativa de crédito. “Temos de buscar junto ao Estado e ao Banco do Brasil uma solução conjunta para não penalizar ainda mais a comunidade, que está refém da criminalidade”, pondera a deputada Ana Paula Lima.
“O município está sofrendo, pois há poucas agências bancárias na cidade e a Credialves (cooperativa de crédito) ficou um ano sob intervenção do Banco Central e todo esse fluxo foi parar no Banco do Brasil”, acrescenta o vereador Marcos Pedro Veber. O parlamentar, juntamente com o vereador Carlos Roberto Rudolpho, está articulando, desde o início do ano passado, a vinda de uma agência da Caixa Econômica para o município para aumentar a oferta de serviço bancário na cidade.
Em três anos, a agência do Banco do Brasil em Luís Alves foi alvo de sete crimes, o último no dia 28 de dezembro de 2013, quando três homens armados e encapuzados invadiram o banco, levando o dinheiro que havia nos caixas.
A onda de violência começou em setembro de 2010, quando a família do subgerente do Banco do Brasil foi feita refém por cinco homens, durante 14 horas. Já no dia 29 de dezembro de 2012, a agência ficou destruída depois da explosão de um caixa eletrônico, durante a madrugada. Em março de 2013, um caixa eletrônico da mesma agência foi explodido na madrugada.

(Informações: Assessoria de imprensa Ana Paula Lima)

Corpo de Bombeiros Militar de Luís Alves recebem nova viatura

Foto: Divulgação
Finalmente uma boa notícia. Foi entregue nesta manhã na cidade de Timbó uma nova viatura (Marruá 4x4) para o Corpo de Bombeiros Militar de Luís Alves  que será utilizada para atendimentos de urgência e emergência.  Além dos bombeiros, participaram do evento o prefeito Viland Bork, o vice-prefeito Milton Guedert e o vereador Gelásio Schmitt. "Ainda neste projeto, o Corpo de Bombeiros Militar do Município de Luís Alves será contemplado com uma nova Ambulância e caminhão para manter o bom atendimento a comunidade luisalvense", explicou o prefeito em seu perfil no Facebook.

Agência do Banco do Brasil não aceita mais dinheiro em Luís Alves

Foto: Akson Alexander Menel
A insegurança causada pelos diversos ataques criminosos à caixas eletrônicos e agências bancárias de Luís Alves, fez com que o Banco do Brasil, localizado no Centro da cidade parasse de trabalhar com dinheiro em notas,  pagamentos e recebimentos. Esses serviços só podem ser feitos  nos Correios, lotérica ou na cooperativa de crédito. Em entrevista ao jornal Santa (publicada dia 17/02), o gerente da agência reclamou da falta de segurança na cidade:
 – Ocorreram duas explosões em caixas eletrônicos, um assalto, dois cortes com maçarico no caixa eletrônico, um sequestro de uma familiar de um gerente e o roubo de um caixa eletrônico. Sentimos falta de segurança pública na cidade. Não há rondas ostensivas.
De acordo com a Polícia Militar de Luis Alves, as rondas não são feitas devido ao baixo efetivo de policiais.

A mudança trouxe diversos transtornos para a população e triplicou o movimento no Correio, onde houve acúmulo de função para os servidores públicos . Em época de pagamento moradores chegam a ficar até três horas na fila do lado de fora da agência para pagar contas e fazer saques. Não há previsão para o retorno dos serviços no Banco do Brasil.

Procon considera atitude irregular

Em entrevista ao Jornal Santa (publicada hoje), o coordenador do Procon de Blumenau, Alexandre Caminha, considerou irregular a decisão do Banco do Brasil de não receber transações em dinheiro. Ele disse que há descumprimento de uma resolução do Banco Central e que a agência está deixando de prestar um serviço à população: 
– Tudo bem que diante dos assaltos há um risco aos trabalhadores e aos clientes, mas o banco precisaria dar um prazo para resolver a situação ou prever ações de mais segurança etc. Se fosse em Blumenau, iríamos notificar a agência para entender os motivos ou adotaríamos medidas como a aplicação de multa – explica. 





sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Tentativa de Homicídio termina em prisão no Rio do Peixe

Fotos: Divulgação PM
Uma cobrança quase termina em tragédia na Terra da Cachaça. A Polícia Militar de Luís Alves prendeu na manhã desta quinta-feira (13) por volta das 10h30, no bairro do Rio do Peixe, Sidnei Alberto Severo (26 anos) e Rafael Reniere Casagrande Silva (34), por tentarem matar JOÃO CESAR PEREIRA DE OLIVEIRA (26 anos) com uma barra de ferro. Segundo a polícia militar, SidneI e Rafael foram até o bairro Braço Miguel cobrar uma dívida de João e como o mesmo recusou-se a quitar a tal divida teve seu corpo golpeado várias vezes por uma barra de ferro por Sidnei, A vítima teve fraturas em três lugares no braço. De acordo com populares, a dívida era relacionada à venda de drogas (crack). A guarnição da PM foi até a casa da vítima e em seguida ao realizar rondas no bairro Rio do Peixe encontrou os acusados em suas residências, Foi dado voz de prisão aos mesmos e em seguida foram encaminhados para a Delegacia da cidade para os procedimentos cabíveis e posteriormente foram conduzidos até o presidio de Itajaí.
Barra de ferro usada no crime

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Nova viatura para a PM luisalvense

(Foto: Divulgação)
Foi entregue nesta manhã a nova viatura da Polícia Militar de Luís Alves. Agora, o batalhão da cidade  conta com duas viaturas 0 KM e uma com aproximadamente um ano de uso.
Participaram da entrega o prefeito Viland Bork e o vereador Gelásio Schmitt, além dos policiais militares.
De acordo com o prefeito, câmeras de  videomonitoramento serão instaladas em breve no  município. (Confirmação feita após conversa com o Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina).

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Que tal economizar? CDL luisalvense realiza o liquida folia!

Imagem: divulgação

A grana está curta neste começo de ano? Então aproveite esta novidade: Iniciou ontem em Luís Alves o "Liquida Folia", uma grande promoção que tem como objetivo derrubar os preços no comércio de Luís Alves. A liquidação terá 10 dias, terminando no sábado,15 de fevereiro. Ao total 29 comércios estão participando. Para saber onde encontrar preços mais baixos, basta procurar pelas lojas identificadas com cartazes do Liquida Folia. Cada loja participante fará os descontos de acordo com o seu estabelecimento.

Aproveite e corra para conferir os preços imperdíveis, valorize o comércio Luisalvense!