quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Entenda como geada e frio prejudicam plantações de banana

Geada em Luís Alves dia 24/07/2013 (Foto: Marcos Pedro)
O frio que vem fazendo em Santa Catarina nos últimos dias, tem atraído turistas de vários lugares e encantado moradores com as beleza do gelo nas paisagens seja em forma de neve ou geada. Porém tais fenômenos apesar de atrativos para o turismo e comércio têm prejudicado os agricultores, especialmente bananicultores de Luís Alves.
Buscando iterar mais nossos leitores sobre o assunto, o Blog Luís Alves Notícias fez uma entrevista exclusiva com o engenheiro agrônomo João Guilherme B. Hess (CREA-SC 100641-6) que esclareceu dúvidas importantes e constantes de agricultores. João explicou que como a banana é uma fruta de origem tropical, a temperatura acaba sendo um fator importante no desenvolvimento da planta. Segundo ele, a temperatura ótima para seu desenvolvimento segundo diversas pesquisas giram em torno de 26°C a 28°C e as mínimas ao redor de 15°C a 18°C. “Temperaturas muito elevadas inibem o processo respiratório e consequentemente paralisando o desenvolvimento da planta, e temperaturas abaixo dos 15°C paralisam as atividades fisiológicas e o crescimento vegetativo da planta”, explica.
Confira abaixo algumas explicações fornecidas pelo engenheiro e entenda um pouco mais o que acontece nos bananais e o que pode ser feito para evitar grandes prejuízos:

1)De que forma o clima frio prejudica a produção de banana?
O clima frio pode ocasionar inibição na emissão de cacho, atraso no desenvolvimento e engordamento dos cachos, inibe a emissão de novas folhas, má formação dos frutos, maturação desuniforme dos cachos. Outro problema é a ocorrência do “chilling”, que é uma pertubação fisiológica ocasionada pelo fechamento dos estômatos, causando a paralisação parcial ou em casos mais extremos, total dos processos respiratórios e coagulação dos cloroplastos (cor amarelada das folhas) atrasando o crescimento e desenvolvimento da planta. A ocorrência de geada, maximiza os efeitos do frio.

2) Qual fenômeno climático do inverno é mais prejudicial ao bananal? Por quê?
O frio intenso por mais de 3 dias, com ou sem ocorrência de geada, com temperatura média
Geada em Luís Alves (Foto: Marcos Pedro Veber)
abaixo dos 12°C, combinado com restrição hídrica (seca), que é comum de ocorrer em invernos mais típicos na nossa região, é muito prejudicial ao desenvolvimento do bananal, uma vez que as condições climáticas para o pleno desenvolvimento da planta demandam temperatura média de 25°C e precipitação média mensal entre 100-180 milímetros de chuva bem distribuídos. Vale destacar, que o fenômeno conhecido como “geada negra”, que é a ocorrência de geada em condições de queda de temperatura muito brusca, ventos e baixa umidade relativa do ar, atingindo mínimas negativas, esse fenômeno causa o congelamento das plantas de dentro para fora e muitas vezes sem a formação da camada branca de gelo na superfície, é o fenômeno climático mais prejudicial ao bananal, porém exige condições climáticas mais específicas, o que dificulta a sua ocorrência.

3)Quais tipos de prejuízos o agricultor pode ter em decorrência do frio?
O frio intenso pode causar danos consideráveis ao bananal, podemos destacar a redução na produtividade e rendimento do bananal, devido ao atraso no desenvolvimento de plantas e cachos, ou seja, o ciclo produtivo fica mais longo, baixa qualidade e maturação irregular dos frutos o que culmina com o descarte. Em resumo, o frio certamente irá prolongar o ciclo produtivo dos bananais e os frutos atingidos pelo frio serão de qualidade inferior.

4) O que é indicado ser feito para tentar recuperar os danos?
Em bananais atingidos pela geada, nas plantas que ainda não emitiram cacho, deve-se proceder a eliminação das folhas queimadas pelo frio, e conduzir normalmente os brotos, se ainda assim a planta não emitir folhas novas para restabelecer sua área foliar, deve-se eliminar esta planta “mãe” e conduzir o “filho”, já nos casos em que a área foliar comprometida for muito grande, elimina-se a planta “mãe” e procede-se a condução do “filho” mais vigoroso. O ensacamento dos cachos com sacos de polietileno minimiza os efeitos do frio nos frutos. O cacho das plantas atingidas pelo frio podem ser colhidos sem problemas, porém deve-se selecionar as pencas com boa qualidade e descartar as pencas com frutos “queimados”.

5) O que pode ser feito para evitar ter prejuízos com o frio? (Medidas preventivas)
Foto Ilustrativa (internet)
Para evitar prejuízos com o frio: evitar o plantio em áreas de baixadas, pois o ar frio é mais denso, portanto, acumula-se nestas áreas, evitar áreas com incidência de ventos, se não for possível, implantar o uso de quebra-ventos para amenizar, plantar na densidade recomendada, para que o microclima dentro do bananal seja desfavorável a permanência e irradiação do frio, utilizar-se de cultivares de porte mais alto, para que os cachos fiquem fora da zona de acúmulo de ar frio, optar por cultivares mais resistentes e adaptados ao frio e manter o bananal bem nutrido, essas medidas podem minimizar os efeitos do frio e possíveis prejuízos financeiros ao produtor. Bananais em bom estado nutricional, sofrem menos os efeitos do frio intenso, mas não estão isentos.


Se alguém tiver mais alguma dúvida em relação a este assunto e ficou interessado no trabalho do engenheiro João Guilherme, basta procurá-lo através do telefone (47) 3458-0592.

Nenhum comentário:

Postar um comentário