sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Comitiva de Luís Alves participa de reunião sobre importação de banana do Equador em Brasília

Autoridade luisalvenses estão preocupados com possível acordo 
Na última quarta-feira (07) uma comitiva de Luís Alves formada pelo vice-prefeito Milton Guedert , pelo vereador Gelásio Schmitt e também pelo presidente do Sitrula e representantes da Abla (Associação dos Bananicultores de Luís Alves), participou de uma reunião no palácio Itamarati em Brasilia, com o Ministro das relações Exteriores, Antônio de Aguiar Patriota para discutir a possível importação de banana do Equador.
O grupo é contra a possibilidade de importação de banana do país vizinho. O Equador anunciou ter cumprido os requisitos fitossanitários que o tornam apto a exportar a fruta para o Brasil, de acordo com o que prevê a Organização Mundial do Comércio (OMC), e pressiona as autoridades brasileiras para liberar e entrada do fruto. Além da comitiva luisalvense, participaram da reunião a Confederação Nacional dos bananicultores (CONABAN), Federação dos bananicultores de Santa Catarina (FEBANANA), Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais, Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores de outras cidades que estão preocupados com os agricultores brasileiros.
De acordo com o vereador luisalvense Gelásio, o ministro Antônio de Aguiar afirmou que a importação já era para ter sido feita, mas existem algumas coisas que ainda estão impedindo a ação, como o fitossanitário. “As informações que nos passaram nos bastidores é que estão elaborando um relatório que ficará pronto na próxima quinta e depois só de Deus sabe”, diz preocupado. O vereador lembrou ainda que caso seja acertada a decisão de importação, não é apenas a cidade de Luís Alves que será prejudicada, mas também diversas outras do país que trabalham com a fruta. “São mais de duas milhões e quinhentas mil pessoa que trabalham diretamente com esta lavoura. O que será destes agricultores?”.
Gelásio ainda apontou outro ponto preocupante: muitos bananicultores compraram máquinas e equipamentos, financiando através do governo. Com o acordo acertado com o Equador, os produtores terão uma queda brusca nas vendas e não conseguirão pagar o banco e gerará uma crise no segmento nacional inclusive em Luís Alves.

Caso o governo decida a favor do Equador, autoridades e produtores já estão organizando um manifesto. “Ficou combinado que alguns deputados irão pressonar o governo para que não aconteça isto, mas se não adiantar as associações e agricultores irão se organizar para fazer um manifesto e eu estou junto com eles para o que for preciso”, garantiu. A data para a decisão do governo, não foi definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário